sexta-feira, 9 de março de 2012

Estreia Documentário "Mulheres na Pesca"

A UMAR-Açores e Descalças, cooperativa cultural, estreiam este sábado, dia 10 de Março, o documentário "Mulheres na Pesca" de Maria Simões.

Estão previstas duas sessões, uma primeira a ter lugar às 17h30 no Cine -Teatro Miramar, em Rabo de Peixe, e outra às 21h30 na Casa Descalça, em Ponta Delgada.

Maria Simões faz a sinopse da peça, "Antigamente dizia-se que uma mulher no porto era uma prostituta. Hoje, já não é assim. As mulheres na pesca nos Açores representam uma percentagem importante no sector e procuram a sua cada vez maior visibilidade, desejando a igualdade no trabalho. Encontram-se em quase todas a tarefas da pesca (desde os preparativos em terra, à extração, à compra e venda, à indústria conserveira, à investigação), em quase todas as ilhas, e há quem as divida entre pescadoras de terra e de mar. Durante um ano, andei à pesca de algumas destas mulheres nas ilhas do Pico, Faial, Terceira e São Miguel, sem nunca ter entrado no mar, como se , desta vez, ficasse, para sempre, prisioneira na doca".

Realizado ao longo de 2011, este documentário, uma co-produção da UMAR-Açores e Descalças, cooperativa cultural, com a duração de 55 minutos, contou com o apoio da SRTSS -através da extinta DRIO - Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades, Corredor, associação cultural e RTP e RDP-Açores.

L.S.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que maravilha, desejo sucesso na sua vida e nos seus projetos.
Sou pescadora esportiva e gostaria muito de ver o seu documentário.
Abraços.
Aline Patricia
www.alinepatricia.com.br