segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mulheres da Pesca nos Açores apresentam TO em Lisboa

Um grupo de mulheres da pesca nos Açores apresentam em Lisboa a peça de Teatro Fórum "Quem decide as tempestades", inserido no Ó Prima - Encontro de Teatro do Oprimido que decorre entre 16 e 21 de Fevereiro.

A peça, já apresentada na Terceira, Faial e Pico aborda a temática do trabalho feminino no sector da pesca, trabalho não remunerado e pouco ou nada valorizado: "A Rosa é gameleira. Desde que as suas mãos se lembram de trabalhar, constrói gamelas para o marido levar para o mar. São horas de trabalho não pago. Um dia pede para receber pelo trabalho que faz. Não consegue. Outro dia farta-se e decide tirar a cédula maritima para poder ir para o mar e receber pelo seu trabalho. Mas o marido não deixa…

Esta sessão de Teatro Fórum terá lugar no domingo, dia 19 de Fevereiro pelas 21h na Casa da Achada.

São objectivos do Ó Prima, que abrange formação e visualização de documentários e outras apresentações de Teatro Fórum:

- Aproximar e formar ativistas com ferramentas do Teatro do Oprimido (TO).

- Criar um espaço onde se possam ver peças já construídas com grupos de TO.

- Permitir, nomeadamente a praticantes de TO, discussão política e teórica sobre sistemas de opressão e exemplos de intervenção.

- Criar um espaço de partilha entre diferentes grupos de TO.

- Fazer chegar aos movimentos sociais pessoas que fazem teatro.

Este encontro é promovida por um conjunto de ativistas dos Açores, Lisboa, Porto e Pombal, associados a diferentes coletivos, organizações e projetos, entre os quais a UMAR-Açores, UMAR nacional, Descalças Cooperativa Cultural, Movimento 12 de Março, entre outros.

L.S.

Sem comentários: