No passado dia 15 de Abril, um grupo de mulheres associadas da Ilhas em Rede - Associação de Mulheres na Pesca nos Açores, participaram no encontro em Ponta Delgada, promovido pela Eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves, com eurodeputados/as da Comissão Parlamentar das Pescas.
Este encontro constituiu, também, uma oportunidade para falar sobre o papel das mulheres na pesca e colocar alguns dos problemas mais sentidos pelas mulheres nas comunidades piscatórias.
Por outro lado, houve algumas perguntas e questões colocadas pelos/as deputados/as, às quais procuramos responder.
Acerca da percentagem de mulheres na pesca nos Açores, informamos que no total dos subsectores, as mulheres representam 17,5 por cento do total.
A questão dos Grupos de Acção Costeira, foi uma das questões colocadas por um deputado, alertando para a sua importância bem como também do Eixo 4 do FEP. Sobre este assunto, alertou-se para o facto de o Eixo 4 só ter sido regulamentado na região, no segundo semestre do ano 2010. Referimos a nossa apreensão sobre a aplicação tardia deste programa nesta região arquipelágica, com grande peso da pesca e das comunidades pistatórias, e manifestamos a nossa preocupação e expectativa de que o prazo de finalização do FEP venha a ser alargado, permitindo assim um tempo razoável para a implementação dos GACs e dos possíveis projectos de desenvolvimento que venham a surgir para as zonas costeiras nos Açores.
A associação Ilhas em Rede, correspondeu, assim, ao convite da Eurodeputada Patrão Neves e no encontro marcaram presença: Lurdes Batista, Clarisse Canha, Maria do Espírito Santo Ferreira, Lurdes Moniz, Maria dos Anjos Medeiros, Joana Medeiros e Marília dos Anjos M. Pacheco.
Texto: Clarisse Canha
Fotos: Nuno Campos
Sem comentários:
Enviar um comentário