quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Entrevista a Lurdes Batista
Maria de Lurdes Batista nasceu em Angra do Heroísmo. Aos 4 anos de idade veio para S.Miguel com os seus pais e desde então vive na freguesia de Água de Pau.
Ao contrário de outras mulheres da pesca, entrevistadas anteriormente, Lurdes Batista nem sempre se dedicou à vida da pesca, a sua família vivia do campo e ela ajudava os seus pais em todos os trabalhos inerentes à agricultura.
Aos 16 anos, casou-se com António Sousa e foi a partir daí que se iniciou a sua vida na pesca. Lurdes Batista é uma grande mulher da pesca, trata de toda a administração do barco, da preparação do engodo (isca), dos aparelhos de pesca, etc, além de ir para o mar!
Inicialmente Lurdes Batista era muito discriminada por ir para o mar com o seu marido, mas não se importava, a sua família apoiava-a e ela tinha orgulho em ser pescadora.
Uma grande prova de respeito, por parte de pescadores e armadores, surgiu no ano de 2010, quando Lurdes Batista foi eleita secretária da Mesa da Assembleia Geral da Porto de Abrigo, nomeadamente, a primeira mulher a fazer parte dos órgãos sociais da Cooperativa.
Em 2008 integrou-se na “Ilhas em Rede Associação de Mulheres na Pesca nos Açores”, e é com um grande agrado que tem seguido o desenvolvimento crescente desta associação.
Lurdes Batista Lopes tem participado em actividades e encontros da Associação Ilhas em Rede, que segundo ela são extremamente importantes para a valorização da mulher no sector piscatório.
Relativamente à crise que tem afectado o sector das pescas, Lurdes Batista refere que as coisas têm vindo a piorar, o pescador muitas vezes nem ganham para as despesas.
É por esta razão que Lurdes Batista hoje em dia não recomenda a vida da pesca, apesar de nunca ter pensando ter outra profissão.
Texto e foto: Joana Medeiros
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário