terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mulheres presentes no III Congresso das Pescas dos Açores


Nos dias 22 e 23 de Setembro decorreu, na Terceira, o III Congresso das Pescas dos Açores, no qual as mulheres participaram e marcaram presença. No dia 25, também na Terceira realizou-se um workshop desenvolvendo reflexão sobre as mulheres e a pesca artesanal.

No 1º dia do III Congresso das Pescas dos Açores promovido pela Federação das Pescas dos Açores, decorreu um painel sobre o tema “As Mulheres na Pesca Artesanal e o seu Contributo para o Sector” organizado pela UMAR-Açores no âmbito do Projecto Caminhos – As Mulheres na Pesca nos Açores .

Neste painel temático do III Congresso das Pescas houve cinco intervenções representando diferentes associações: “A realidade das mulheres como profissionais na pesca” foi um tema apresentado por Fátima Garcia. A presidente da Ilhas em Rede – Associação de Mulheres na Pesca nos Açores falou com grande emoção sobre a realidade das mulheres como profissionais a cujas funções, acrescentam normalmente as tarefas da gestão da casa.
“O envolvimento das mulheres na comunidade piscatória” foi o tema que Glória Brasil, presidente da AMPA, apresentou falando em particular de São Mateus, finalizando a sua intervenção com a leitura do “nosso livro”, isto é, lendo um excerto do livro “Estamos cá. Existimos. As Mulheres na Pesca nos Açores”.
“Diversidades de Vozes das Ilhas. EDUMAR: Perspectivas sobre o Mar dos Açores & Terra Nova” foi o trabalho apresentado por Allison Neilson – Universidade dos Açores.
“Pesca Responsável – Porto Responsável” é o título de um projecto da Gê Questa, projecto este que foi apresentado no painel, por Orlando Guerreiro presidente da Gê Questa.
Finalmente, o painel “As Mulheres na Pesca Artesanal e o seu contributo para o sector”, contou com a apresentação de Laurinda Sousa, técnica da UMAR-Açores desenvolvendo o tema “Fundo Europeu das Pescas e a perspectiva de género.”
Destaca-se uma comunicação da Consejera da Agricultura e Pescas de Canárias, Pilar Merino apresentado no Congresso, através de um vídeo especialmente elaborado para este painel. Neste vídeo, podem-se ver imagens de pesca nas Canárias e o testemunho de uma mulher pescadora, demonstrativo de que também nas Canárias as mulheres estão presentes na pesca artesanal.
Podemos afirmar que por ocasião do III Congresso das Pescas, decorrido a 23 e 24 de Setembro na ilha Terceira, as mulheres da pesca marcaram presença em diferentes patamares. As mulheres estiveram presentes no Congresso acompanhando todos os trabalhos e marcaram presença com um Painel Temático específico de grande diversidade, traduzindo a riqueza e diversidade dos papéis por elas desenvolvidos na pesca artesanal, constituindo uma mais-valia incontornável no desenvolvimento sustentável do sector.

O painel “As Mulheres na Pesca Artesanal e o seu contributo para o sector” contou com a presença da Eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves, que contribuiu com várias intervenções e fez parte da Mesa Encerramento do Painel, assim como António Laureno, em representação da Federação das Pescas dos Açores e Clarisse Canha, Presidente da UMAR-Açores.

Clarisse Canha

Sem comentários: