sexta-feira, 8 de julho de 2011

3º Aniversário da Ilhas em Rede


A Associação de Mulheres da Pesca nos Açores – Ilhas em Rede (IR) assinala este mês de Julho, o seu terceiro aniversário.

Constituída formalmente em 8 de Julho de 2008 e com associadas em praticamente todas as ilhas, a IR tem como principal objectivo a valorização sócio - profissional das mulheres da pesca que trabalham nos Açores e surgiu no âmbito do projecto “A Mulher na Pesca” desenvolvido pela UMAR-Açores.

Em São Miguel a data será assinalada esta sexta-feira, dia 8 de Julho, com um lanche convívio, uma exposição de fotografias e o visionamento do documentário “Compassos de Mudança”. Todas estas actividades terão lugar no Centro Comunitário e de Juventude de Rabo de Peixe.

Relativamente à exposição intitulada “Mulheres semeando um outro mar” é composta por cerca de 40 fotografias e procura retratar e dar a conhecer o percurso das mulheres da pesca nos Açores durante a última década. As fotos documentam não só as várias tarefas por elas desempenhadas no sector e nas comunidades piscatórias, como também as diferentes iniciativas em que as mesmas têm participado, quer por iniciativa da UMAR - Açores quer de outras associações, como sejam encontros, congressos, workshops, entre outras. A exposição resulta de uma parceria entre a Ilhas em Rede, a UMAR e o Gabinete de Assessoria ao Jovem de Rabo de Peixe e poderá ser visitada até finais de Agosto, em horário normal de expediente.

Em relação ao filme “Compassos de Mudança” será exibido pelas 15h. Realizado por Maria Simões, este filme documenta uma Oficina de Teatro d@ Oprimid@, levada a cabo na Ribeira Quente, em finais do ano passado, e protagonizada por mulheres da pesca. A exibição doeste documentário está aberta ao público em geral.

Ainda no âmbito das celebrações do 3º aniversário da Ilhas em Rede, o mesmo documentário será exibido dia 23 de Julho em São Mateus e dia 29 na Biblioteca Pública da Horta, pelas 14 horas.

Texto e foto: Laurinda Sousa

Sem comentários: