segunda-feira, 11 de abril de 2011

“Como elas se tornaram visíveis”

“As Mulheres da Pesca nos Açores – Como se tornaram visíveis” foi o tema da apresentação da UMAR na Conferencia Internacional “It’s not only about the fish” – Social and Cultural Perspectives of Sustainable Marine Fisheries” que teve lugar na Universidade de Greenwich, em Londres, Inglaterra, nos dias 4 e 5 de Abril.

A apresentação, inserida no Painel "As mulheres e o Género na Pesca" focou duas vertentes: o caminho percorrido na última década pelas mulheres que trabalham no sector da pesca extractiva nos Açores; a metodologia de Investigação, Acção, Participação, que tem sido levada a cabo pela UMAR tendo em vista a valorização e o reconhecimento do trabalho dessas mesmas mulheres.

Contando com cerca de uma centena de investigadores e profissionais oriundos de vários países do mundo (como Austrália, Brasil, Canadá, França, Bélgica, Estónia, Inglaterra e Portugal, entre outros) a conferência de Greenwich permitiu uma abordagem multidisciplinar da pesca sustentável com ênfase nas perspectivas sociais e culturais relacionadas com a actividade e com as comunidades piscatórias.

A necessidade de uma maior interligação entre politica, ciência e comunidades foi uma das principais conclusões a que chegaram os especialistas após os dois dias de trabalho. Foi também consensual o facto de que tem havido um défice de entendimento/compreensão do impacto sociocultural nas comunidades na sequência das reformas e politicas de pesca.

Garantido parece estar o prolongamento do Eixo 4 do Fundo Europeu das Pescas, para além de 2013, segundo o representante da Comissão Europeu presente nesta conferência. Uma ferramenta muito importante tendo em conta o enfoque dado às comunidades piscatórias para além de que abre portas a um maior envolvimento e participação das mulheres.

As temáticas abordadas durante os dois dias de conferência foram:

- D Diversificação das Actividades da Pesca; Politica e Gestão de Pescas; Cultura e Património das Comunidades Piscatórias; Gestão Local para a Pesca Sustentável; Industria Pesqueira e Gestão das Zonas Costeiras; Impactos Sociais das Pescas; Conhecimentos locais e ecológicos da pesca; As mulheres e o género na pesca; A Pesca e a Dependência do Peixe; Senso de Lugar e Identidade nas Comunidades Pesqueiras


Foto e texto: Laurinda Sousa

Sem comentários: