quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Missão científica no "Condor"


A partir de hoje e até ao dia 15 de Agosto irá decorrer uma missão científica, com um navio de investigação Norueguês (INRB), no âmbito do projecto CONDOR, banco localizado a sudeste da ilha do Faial.
Este cruzeiro tem como principal objectivo estudar a extensão das colónias de corais frios que povoam os ambientes e a sua eventual interacção com as pescas de profundidade, uma vez que, estes corais frios são consideradas espécies prioritárias em termos de conservação.
Neste sentido, está prevista a recolha de sedimentos que “permitirão estudar a fauna que vive no fundo, incluindo microrganismos, analisar a composição química do sedimento, e também perceber melhor o funcionamento da cadeia trófica neste ecossistema.
Alguns cientistas e jovens investigadores que fazem parte da tripulação são do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, que é actualmente uma das instituições que a nível mundial lidera os estudos do mar profundo, nomeadamente, dos ecossistemas hidrotermais e dos montes submarinos.

Joana Medeiros
Fonte: Jornal Açoriano Ocidental e Correio dos Açores, ambos de 05 de Agosto de 2010.

Sem comentários: