quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Encontro da Rede AKTEA em Sines


Entre os dias 27 e 31 de Outubro realizou-se, em Sines, o IV encontro da Rede AKTEA (Rede Europeia de Mulheres da Pesca e da Aquicultura), onde Clarisse Canha e Joana Medeiros estiveram presentes em representação da UMAR-Açores.
Neste encontro participaram pessoas de diversos países e regiões, nomeadamente dos Açores, França, Espanha, Brasil, Itália e Japão. Do Arquipélago dos Açores contamos com a presença de sete mulheres da pesca de diferentes ilhas, ligadas á Associação Ilhas em Rede.
Alguns dos temas abordados no encontro tiveram a ver com o papel da Mulher na Pesca e com o impacto da Política Comum de Pescas (PCP) nas comunidades piscatórias.
Também foram apresentados projectos existentes acerca da promoção da cultura costeira, como por exemplo, formações para pescadores, workshops e a importância da divulgação em sites da internet sobre a criação de embarcações.
Neste sentido, consideramos relevante divulgar neste encontro as edições publicadas pela UMAR-Açores: Inclusão Percursos para a Igualdade – IPI; Estamos cá. Existimos. As Mulheres na Pesca nos Açores.
No geral, este encontro foi uma forma de partilha de conhecimentos e experiências sobre um sector em que o trabalho da mulher tem vindo a adquirir cada vez mais importância e valorização na sociedade.

Joana Medeiros

Sem comentários: