quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fortalecer o associativismo e a formação das mulheres na pesca


Cerca de 300 mulheres, num total de 400 participantes, marcaram presença no 1º Congresso da Rede Espanhola de Mulheres no Sector Pesqueiro que decorreu em San Sebastian, Pais Basco, nos dias 7 e 8 de Outubro, evento em que participou também a UMAR-Açores.
O Congresso contou maioritariamente com a presença de mulheres espanholas, oriundas das diferentes regiões autónomas, e teve como objectivo principal promover o intercâmbio e o conhecimento mútuo entre as várias organizações de mulheres do sector, assim como dar a conhecer os diferentes órgãos institucionais de Espanha relacionados com a temática das mulheres na pesca.
No que respeita a conclusões, e relativamente ao primeiro painel em que se abordou a inclusão da mulher no sector pesqueiro e o reconhecimento desta como parte integrante do sector, conclui-se pela necessidade de conhecer a situação real do trabalho feminino, de forma a que o seu papel se torne “transparente”. O fortalecimento do associativismo e da formação para as mulheres no sector pesqueiro foi uma principais conclusões deste painel que defendeu ainda a necessidade de a adopção de estratégias comuns por parte de todas as entidades.
Sobre a situação actual e propostas para abordar a melhoria das condições laborais, concluiu-se que a falta de escolaridade/instrução é um dos principais problemas que afectam as mulheres . A profissionalização do trabalho foi apontado como necessária para combater essa situação. Foi referenciada também a necessidade das trabalhadoras independentes terem acesso a uma pensão/subsidio por desemprego, incluindo nos períodos de paragem biológica das espécies. Outra questão abordada referiu-se à necessidade de haver reconhecimento oficial das doenças profissionais que as afectam.
A diversificação económica no sector pesqueiro foi outro dos painéis que integraram o Congresso. Aqui falou-se sobre a importância de se procurar saídas complementares à actividade principal e apontou-se os Grupos de Acção Costeira (no âmbito do Eixo 4) como instrumentos importantes para a implementação dessa mesma diversificação.
Finalmente, o último painel, sobre cooperação e intercâmbios, reforçou a ideia da importância do associativismo para a defesa dos interesses colectivos e para o reconhecimento profissional e a melhoria das condições laborais através da união de esforços. Para além disso o associativismo foi apontado também como ferramenta essencial para a cooperação e o intercâmbio de experiências.
Este 1º Congresso da Rede Espanhola de Mulheres no Sector da Pesca permitiu dar a conhecer a realidade do múltiplo papel desempenhado pela mulher, nas várias regiões autónomas, cujo trabalho passa pela pesca, pelo marisqueiro, pela aquicultura, pelo processamento e comercialização de pescado, pela reparação e confecção de redes, pela descarga de pescado, assim como pela administração e gestão das empresas pesqueiras.
Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho, através da Secretaria Geral do Mar (entidades que criaram e gerem a Rede Espanhola de Mulheres na Pesca), o Congresso contou com a participação da AKTEA – Rede Europeia das Mulheres na Pesca (da qual faz parte a UMAR-Açores) e da Rede Latino-americana das Mulheres no Sector Pesqueiro.

Laurinda Sousa

Mulheres da pesca reflectem sobre o seu percurso num workshop promovido pela UMAR-Açores


“Cultura Piscatória” e “As mulheres na pesca nos últimos anos” foram os temas de trabalho propostos para debate de ideias e reflexão de grupo no âmbito do workshop promovido pela UMAR- Açores no passado dia 25 de Setembro, na ilha Terceira, iniciativa integrada no Projecto “Caminhos em Terra e no Mar”.
Divididas em grupos de trabalho, as cerca de duas dezenas de mulheres presentes (que já haviam participado no III Congresso de Pescas nos dias anteriores), intervieram activamente e com entusiasmo nas actividades propostas para o workshop. Relativamente ao tema “Cultura Piscatória”, e após algum debate no seio dos grupos, chegou-se à conclusão que este é um conceito muito abrangente e que inclui entre outras “a comunidade, as pessoas, a religião, a actividade da pesca, as artes da pesca, a frota, a família, as vivências, a gastronomia e as tradições”. Um dos grupos chegou mesmo a avançar com uma definição: “ A cultura pesqueira tem como pilar a família... partilha a religião, as vivências, as tradições, sendo um modo de vida que requer muita coragem”.
O segundo tema “As mulheres na pesca nos últimos anos” permitiu uma reflexão e avaliação das participações das mulheres nos eventos e estruturas da pesca em geral, a nível regional, nacional e internacional, assim como as actividades desenvolvidas, incluindo formações, pelas organizações das mulheres na pesca nos Açores.
Em relação ao primeiro ponto, as participantes fizeram um balanço positivo das presenças nos eventos em que tomaram parte fora da região, uma vez que estes lhes tem permitido “enriquecer conhecimentos sobre direitos e deveres” e em simultâneo proporcionar “intercâmbios e troca de experiências” possibilitando comparações algumas vezes “pela positiva”.
No que concerne aos encontros de âmbito regional, consideraram estes muito importantes por permitirem apurar das realidades diferentes de cada uma das ilhas ao mesmo tempo que promovem o reforço da união entre elas “e a força e a vontade de irem cada vez mais longe”.
A importância das formações foi focada por diversas vezes durante o workshop, incluindo o efeito benéfico que as mesmas produzem em relação ao seu auto-conhecimento e auto-estima, considerando as mulheres que estas são mesmo fundamentais para que possam ter “mais coragem para intervir” em eventos como congressos, onde a presença masculina é maioritária.
Em jeito de balanço final as mulheres da pesca referiram ir para casa “mais enriquecidas e energéticas” após a participação no workshop que consideraram muito benéfico.

Laurinda Sousa

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mulheres presentes no III Congresso das Pescas dos Açores


Nos dias 22 e 23 de Setembro decorreu, na Terceira, o III Congresso das Pescas dos Açores, no qual as mulheres participaram e marcaram presença. No dia 25, também na Terceira realizou-se um workshop desenvolvendo reflexão sobre as mulheres e a pesca artesanal.

No 1º dia do III Congresso das Pescas dos Açores promovido pela Federação das Pescas dos Açores, decorreu um painel sobre o tema “As Mulheres na Pesca Artesanal e o seu Contributo para o Sector” organizado pela UMAR-Açores no âmbito do Projecto Caminhos – As Mulheres na Pesca nos Açores .

Neste painel temático do III Congresso das Pescas houve cinco intervenções representando diferentes associações: “A realidade das mulheres como profissionais na pesca” foi um tema apresentado por Fátima Garcia. A presidente da Ilhas em Rede – Associação de Mulheres na Pesca nos Açores falou com grande emoção sobre a realidade das mulheres como profissionais a cujas funções, acrescentam normalmente as tarefas da gestão da casa.
“O envolvimento das mulheres na comunidade piscatória” foi o tema que Glória Brasil, presidente da AMPA, apresentou falando em particular de São Mateus, finalizando a sua intervenção com a leitura do “nosso livro”, isto é, lendo um excerto do livro “Estamos cá. Existimos. As Mulheres na Pesca nos Açores”.
“Diversidades de Vozes das Ilhas. EDUMAR: Perspectivas sobre o Mar dos Açores & Terra Nova” foi o trabalho apresentado por Allison Neilson – Universidade dos Açores.
“Pesca Responsável – Porto Responsável” é o título de um projecto da Gê Questa, projecto este que foi apresentado no painel, por Orlando Guerreiro presidente da Gê Questa.
Finalmente, o painel “As Mulheres na Pesca Artesanal e o seu contributo para o sector”, contou com a apresentação de Laurinda Sousa, técnica da UMAR-Açores desenvolvendo o tema “Fundo Europeu das Pescas e a perspectiva de género.”
Destaca-se uma comunicação da Consejera da Agricultura e Pescas de Canárias, Pilar Merino apresentado no Congresso, através de um vídeo especialmente elaborado para este painel. Neste vídeo, podem-se ver imagens de pesca nas Canárias e o testemunho de uma mulher pescadora, demonstrativo de que também nas Canárias as mulheres estão presentes na pesca artesanal.
Podemos afirmar que por ocasião do III Congresso das Pescas, decorrido a 23 e 24 de Setembro na ilha Terceira, as mulheres da pesca marcaram presença em diferentes patamares. As mulheres estiveram presentes no Congresso acompanhando todos os trabalhos e marcaram presença com um Painel Temático específico de grande diversidade, traduzindo a riqueza e diversidade dos papéis por elas desenvolvidos na pesca artesanal, constituindo uma mais-valia incontornável no desenvolvimento sustentável do sector.

O painel “As Mulheres na Pesca Artesanal e o seu contributo para o sector” contou com a presença da Eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves, que contribuiu com várias intervenções e fez parte da Mesa Encerramento do Painel, assim como António Laureno, em representação da Federação das Pescas dos Açores e Clarisse Canha, Presidente da UMAR-Açores.

Clarisse Canha