segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"A luta pela pesca sustentável protagonizada no feminino"

"No decorrer do projecto, com a duração de dois anos e meio, estão previstas, entre outras, actividades como a promoção e a participação em encontros regionais e transnacionais, várias acções de formação, actividades de investigação e promoção do empreendedorismo feminino, para além da recolha e compilação de receitas de peixe em todas as ilhas, bem como o lançamento de um novo portal na internet, em fase de construção.
Para Setembro, a confirmar, está a ser preparado um encontro-debate sobre o papel das mulheres na pesca artesanal e qual o seu futuro. 'Pensamos ter contributos por parte das mulheres das diferentes ilhas nesta reflexão, e contamos também ter colaborações a nível europeu (e não só da rede europeia de mulheres da pesca AKTEA). A grande pesca industrial a continuar, vai provavelmente prejudicar a sustentabilidade ao contrário da pesca artesanal', faz notar.
No que respeita a acções de formação, Clarisse Canha revela que uma delas vai ter lugar na Ribeira Quente, em São Miguel, talvez em Novembro, por 'se tratar de uma comunidade piscatória com muito "peso". Temos vindo a desenvolver muito trabalho em Rabo de Peixe, com resultados, e parece-nos que está na hora de articular com outras comunidades piscatórias'. A Ilhas em Rede e a Cooperativa de Economia Solidária da Ribeira Quente vão ser entidades parceiras.
Caminhos em Terra e no Mar será a terceira etapa do movimento de valorização das mulheres na pesca nos Açores, sucedendo aos projectos Mudança de Maré e As Mulheres na Pesca nos Açores. Um dos resultados desse trabalho, foi a publicação dos livros "Inclusão, Percursos para a Igualdade" (2006) e "Estamos cá. Existimos" (2008). No final deste novo projecto, outro livro será lançado, que compilará as receitas.

Jornalista: Olímpia Granada
Fonte: Jornal Açoriano Oriental 9 de Agosto de 2010

"Pescadoras lançam rede nas ilhas e iscos em terra"

"É pela mão da UMAR-Açores (Associação para a Igualdade e Direitos das Mulheres) que se lança mais um projecto direccionado para as pescadoras açorianas. Isto no seguimento do trabalho que a organização tem vindo a desenvolver na promoção da igualdade e equidade de género nas pescas.
Este ano inicia-se 'uma recolha das receitas [gastronómicas] de peixe, nomeadamente de chicharro, receitas feitas por mulheres da pesca mas não só e à volta desta recolha também estamos a fazer uma certa sondagem de género', revela Clarisse Canha. Como? 'Procuramos perceber quem é que habitualmente cozinha essas receitas, quem é que se entusiasma com essas receitas, em que medidas as mulheres são portadoras de informação de receitas e hábitos gastronómicos de outras gerações', explica esta dirigente da UMAR-Açores.
No entanto, desta feita, o Caminhos em Terra e no Mar, pretende também lançar outros "iscos", fora dos portos e das lotas. Por isso, em parceria com várias entidades e com o apoio financeiro da Subsecretaria Regional das Pescas, querem-se "pescar" os mais novos, para saberes e sabores do mar.
'Nos últimos tempos tem havido uma tendência para não se comer tanto peixe, sobretudo chicharro, e abandonaram-se alguns hábitos de boa alimentação. Porque é que isso aconteceu e em que medida é necessário apostar aí, também, em mudanças? Não só nas casas, junto das famílias, nos próprios restaurantes mas também nas escolas,' diz Clarisse Canha.
Como o trabalho desenvolvido pela UMAR tem sido potenciado através de intercâmbios com outras organizações e entidades da Macaronésia (Região que engloba os arquipélagos dos Açores, Madeira, Cabo Verde e Canárias), este projecto vai aproveitar a experiência que foi feita ao nível escolar nas ilhas espanholas. Reconhecendo que já há uma preocupação com a alimentação nas escolas açorianas, ainda assim a UMAR no âmbito deste projecto vai 'convidar nutricionistas, precisamente para contribuírem com o seu saber para sensibilizar para a importância do peixe na alimentação.' São ainda objectivos do projecto prosseguir a intervenção no sentido de promover a igualdade entre mulheres e homens no sector piscatório, apoiar iniciativas e promover actividades específicas que proporcionem uma maior inclusão e participação das mulheres no sector, bem como observar a evolução da situação da mulher no sector e na comunidade.

Entrevista feita a Clarisse Canha
Jornalista: Olímpia Granada
Fonte: Jornal Açoriano Oriental 9 de Agosto de 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Missão científica no "Condor"


A partir de hoje e até ao dia 15 de Agosto irá decorrer uma missão científica, com um navio de investigação Norueguês (INRB), no âmbito do projecto CONDOR, banco localizado a sudeste da ilha do Faial.
Este cruzeiro tem como principal objectivo estudar a extensão das colónias de corais frios que povoam os ambientes e a sua eventual interacção com as pescas de profundidade, uma vez que, estes corais frios são consideradas espécies prioritárias em termos de conservação.
Neste sentido, está prevista a recolha de sedimentos que “permitirão estudar a fauna que vive no fundo, incluindo microrganismos, analisar a composição química do sedimento, e também perceber melhor o funcionamento da cadeia trófica neste ecossistema.
Alguns cientistas e jovens investigadores que fazem parte da tripulação são do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, que é actualmente uma das instituições que a nível mundial lidera os estudos do mar profundo, nomeadamente, dos ecossistemas hidrotermais e dos montes submarinos.

Joana Medeiros
Fonte: Jornal Açoriano Ocidental e Correio dos Açores, ambos de 05 de Agosto de 2010.

Celebração do 2º aniversário da Ilhas em Rede em S. Miguel

Enquadrado na Celebração do 2º aniversário da Associação, o núcleo da Ilhas em Rede de S. Miguel realizou um convívio para as associadas e mulheres da pesca no passado dia 29 de Julho. Esta iniciativa visou, para além do convívio a troca de opiniões, acerca da celebração realizada nos dias 22, 23 e 24 em São Mateus.

Foi uma tarde muito bem passada, onde não faltaram petiscos e boa disposição. No fundo o que todas anseiam e esperam é que a Ilhas em Rede continue a crescer em reconhecimento e valorização.

Parabéns à Ilhas em Rede, que se comemorem mais aniversários.



Acedendo ao blogue da Ilhas em Rede pode visualizar outras fotografias: http://ilhasemrede.wordpress.com

Joana Medeiros

Celebração do 2º aniversário da Ilhas em Rede na ilha Terceira

Entre os dias 22, 23 e 24 de Julho celebrou-se em S. Mateus na Terceira, o 2º aniversário da Ilhas em Rede- Associação de Mulheres na Pesca nos Açores.

Neste encontro estiveram presentes algumas mulheres da pesca, nomeadamente, Mª Espírito Santo Ferreira (mulher da pesca de S. Miguel), Mª dos Anjos Medeiros (mulher de armador de S. Miguel), Lurdes Batista ( pescadora de S. Miguel), Ilídia Rosa (pescadora/armadora da Graciosa), Fátima Fontes (mulher de pescador da Flores), Glória Brasil, Isabel Belerique e Carmen Fisher, mulheres de pescadores da ilha Terceira, Mariana Martins também da Terceira e Clarisse Canha (Dinamizadora), Joana Medeiros (Técnica de apoio) e Laurinda Sousa (Técnica do projecto “Caminhos em Terra e no Mar. Mulheres na Pesca nos Açores).

No âmbito deste intercâmbio foram ministradas algumas acções, entre elas, Teatro do/a Oprimido/a, Desenvolvimento pessoal e social e informática e internet. Estas acções realizaram-se na Caso do Povo de São Mateus, e no Forte de São Mateus.

Este encontro foi uma iniciativa da Ilhas em Rede em parceria com a AMPA e a UMAR-Açores com o patrocinio da Subsecretaria Regional das Pescas e Direcção Regional das Pescas.




Joana Medeiros